Como consigo ser aluna "nota 20" - dicas

11:00


Confesso que escola, aulas e pensar no futuro profissional nunca foi aquilo que mais quis saber na minha infância e adolescência. Sempre fui aquele caso de potencial mal aproveitado e era uma aluna super mediana e por vezes, descambava. 
Os tempos passaram, cresci e com a idade vieram as responsabilidades e a capacidade de perceber o quão a escola, a faculdade, um curso, são importantes. Claro, não digo que seja implícito toda a gente ter um curso. No fundo, acho que todos devemos perseguir os nossos sonhos. Sejam eles ser médicos e os maiores estudiosos do mundo, sejam eles ser mecânicos ou floristas e de facto ser apenas preciso aptidão e gosto, sendo um "canudo" inútil ou perto disso. 
O que eu acho, é que não devemos subestimar a nossa capacidade de ir mais além, de irmos de encontro do que sonhamos. 
Eu subestimei-me, durante vários anos achei que não valia mais que aquilo. Entretanto arrisquei em áreas que adorava mas nunca achei que fosse ser capaz. E hoje, sou uma aluna "nota 20", sem ser preciso queimar pestanas e viver a 200% para os estudos.

Decidi trazer-vos as minhas dicas para que este regresso às aulas arrasem e mostrem o que realmente são capazes.

- Estudem algo que amem! - Não se deixem influenciar por amigos, pais ou professores. Vocês têm que pensar que é a vossa vida, o vosso futuro que está em causa. Não interessa a empregabilidade... Por muito que uma profissão esteja saturada há sempre formas de se contornar as situações e os tempos mudam. Sejam bons naquilo que estudam e amem o que estudam!

- Estejam atentos nas aulas! - Mais de metade do trabalho de um aluno "nota 20" está na sala de aula. Não conversem, por muito que esteja a passar-se algo super interessante. Estejam atentos e tirem muitos apontamentos. Não estudo tanto em casa por conseguir assimilar bem o que é falado em aula. Se não estivesse atenta isso não iria acontecer. 

- Rascunhos de sala de aula não precisam de ser bonitos! - Ao longo do tempo percebi que querer fazer rascunhos lindinhos para evitar ter trabalho em casa, não dá com nada. Perdes tempo, não ouves nada e não assimilas. Os rascunhos de sala de aula não têm que ser bonitos, têm simplesmente que ser perceptíveis para ti. É o essencial. 

- Apontamentos bonitos e inspiradores. - Pegar nos rascunhos e livros de aula, e fazer apontamentos em casa é essencial para estudar. Deves possuir um caderno só para o efeito, e caprichar de forma a que os apontamentos sejam cativantes e estimuladores. Abusa das cores, dos marcadores e post-it's. Se quiserem trago-vos um post sobre apontamentos. 

- Escrever, escrever, escrever. Ler, ler, ler. - Poderia dar-vos mil dicas, mas a minha maior dica e que me faz realmente ter resultados é isto. Eu escrevo os meus resumos/apontamentos umas 3 vezes. Agrafo-os como se fossem um livro e leio leio leio. Repito em voz alta e peço a quem estiver comigo para verificar se sei as coisas. 
Nos dias anteriores e no dia da prova, ando com os papeis para todo o lado. E assim, não há desculpa para não estudar. 

- Bebam água e comam "limpo". - Mantermos o nosso corpo hidratado é meio caminho andado para potencializar a concentração. Muito mau-estar que sofremos está associado a desidratação, mesmo pequenas dores de cabeça. Para momentos intensos de estudo também aconselho a comerem limpinho. Nozes e maçãs são muito benéficas para estudantes.

São estas as minhas principais dicas. E vocês, que dicas têm para alcançarem ótimos resultados? 
Beijinhos,
Jesse

You Might Also Like

4 comentários

  1. Nao fazia ideia que as nozes eram tao boas para os estudos. Dr todas essas dicas, apenas as dos apontamentos me acompanham desde sempre. Obrigada pelas dicas, vao dar-me jeito este ano! ;)

    Beijinhos,
    Ella Morgan moonlightfelicitydestin.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Que post interessante!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Que dicas maravilhosas, é assim mesmo, está de parabéns :)

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar