quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Emagrecimento: 5 regras inquebráveis

Desde Outubro que ando a tentar fazer alterações saudáveis na minha vida. Não gosto de lhe chamar "dieta", mas para quem gostar... sim, estou de dieta desde Outubro. Claro que há vários tipos de dieta. De desintoxicação, de emagrecimento, de aumento de peso, etc... 
No meu caso em especifico, eu queria mesmo perder algum peso, desinchar e tratar do meu problema hormonal que me fez aumentar o peso. 

Desde então, há 5 regras que se têm tornado fieis na minha vida:

1. Mudar para ver mudanças


Não basta querer... tem que se fazer por isso. É impossível continuarmos com os mesmos maus hábitos alimentares e esperarmos que o peso desça. Para isso precisam de deixar de comer aquelas "porcarias" e comerem de forma correcta. A reeducação alimentar é mais eficaz que a chamada "dieta". 
A dieta é temporária e tem muitas privações. A reeducação alimentar consiste em adoptar um estilo de vida mais saudável permanentemente. Além disso a reeducação alimentar é mais completa em nutrientes, para além de perderem peso estão a melhorar a vossa saúde.
Para não falar que tardes deitadas no sofázinho, acabaram... Devem pelo menos fazer uma caminhada de 30 minutos ou então um exercício equivalente. 

2. Exercício nem sempre compensa as calorias ingeridas


Há pessoas que dizem: "Faço exercício, para poder comer o que quiser.", mas não é bem assim...
Fazer exercício é obviamente muito importante para a saúde, para além de melhorar muito os resultados de quem quer perder peso. O exercício ajuda o corpo a acelerar o metabolismo, sim. Mas as calorias gastas num treino nem sempre podem compensar as calorias ingeridas, havendo assim um aumento de peso.

3. Fazer do pequeno-almoço um hábito


Esta foi complicada, admito... nunca gostei de tomar pequeno-almoço. Para já sempre acordei tardíssimo. E depois acordava e almoçava logo. Agora mesmo quando não tenho nada para fazer meto alarme a horas decentes para não desregular a alimentação e assim conseguir tomar o pequeno-almoço.
Saltar esta refeição é um dos maiores erros que as pessoas cometem. Muitas vezes isto pode fazer o inverso daquilo que desejamos, e assim, a perda de peso fica completamente em risco.
Quando acordamos o corpo está há muitas horas sem alimento, se esse tempo prolongar-se o organismo pensa que tem de poupar energia, tornando o metabolismo mais lento e o ritmo da queima de calorias diminui. O melhor mesmo, é apostar num pequeno-almoço rico e saudável que dê energia.

4. Não abusar das ditas comidas "saudáveis" 


Substituir guloseimas por comidas "saudáveis" não significa que se possa comer à balda. Frutas, sumos, cereais integrais podem ser mais naturais e livres de processos industrializados. No entanto, podem ser bem mais calóricos também se consumidos mais do que a dose normal e recomendada. É preciso ter moderação até com esses tipos de alimento.

5. Não voltar aos antigos hábitos 


Não é porque os resultados vão aparecendo que se pode ir voltando aos velhos hábitos. É normal, depois de tantos esforços, relaxarmos um pouco mais e quando damos conta... aqueles quilinhos estão de volta. É preciso ter atenção, foco e mesmo depois de atingirem resultados, manterem-se num estilo de vida saudável


Se estão a passar por uma fase de reeducação alimentar ou dieta, força nisso. E vamos ser fortes, sim? Se já passaram por uma fase assim, que conselhos têm a dar?
Beijinhos

21 comentários:

  1. Muito boas dicas :) Quando eu comecei a fazer exercício físico notei muitas diferenças no meu corpo e na minha resistência. É muito bom e não só para se poder comer tudo o que se quer porque assim nem vale a pena.
    Beijos

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    1. Claro, fazer exercicio e ir logo comer porcaria, é canseira à toa! <33

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  2. Adorei as dicas! Vou usar bastante agora principalmente porque preciso perder peso até o mês 03 de 2016! Fácil não vai ser, mas a vontade de emagrecer é maior, né? Beijos!
    garotasingratass.blogspot.com.br

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    1. Compensa depois de os resultados ficarem à vista! Beijinhos <3

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Para mim o mais difícil é tomar o pequeno almoço! Quando acordo não tenho vontade de fazer uma refeição... Tenho de tentar... Beijinhos <3

    http://lacosdecharme.blogspot.pt

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    1. Passo pelo mesmo... Por isso é que optei por um batido. Que é fácil de preparar e bebe-se rápido! :\ Mas também tinha muitas dificuldades! Beijocas <3

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  5. Adorei as dicas. Já fiz dieta várias vezes e alguma coisa sempre dava errado e não sabia identificar o que era, da próxima vez vou ficar esperta para não cair nos velhos hábitos. Beijos :*

    www.aromadecachos.com.br

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    1. Temos que ter muita força de vontade :P Beijinhos

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  6. Dicas super importantes, gostei muito do post! <3

    http://big-hill-of-hope.blogspot.pt/

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  7. que você tenha sucesso na tua reeducação alimentar - não gosto da expressão dieta - porque deve ser para o resto da vida. bom fim de semana, bja

    http://mentedesencaixada.blogspot.com.br/

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    1. É verdade, temos que levar este estilo para o resto da vida! Beijão <3

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  8. Amei o post é tão dificil emagrecer mas ter foco é a base atividade fisica e alimentação saudavel é tudo! Bjs
    www.maniasdapatty.com

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  9. Fazer exercicio faz bem mas a mim não compensa quando quero emagrecer! Porque quando quero emagrecer depois como demais quando faço exercicio..

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    1. A mim isso não resulta porque quando faço exercicio fico com o sentimento de dever cumprido e não como para não estragar todo o cansaço que tive :p

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  10. Ótimas dicas Jéssica, felizmente sou daquelas que tanto come muito como pouco e continua igual!!
    Segui e acompanharei as tuas postagens ((:
    Beijinhos***

    leoninegirl.blogspot.pt

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  11. Adorei! Passei o Link para minha mae, ela esta precisando :D

    http://codinomeovelhinha.blogspot.com.br/

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